Danças Urbanas

Popping

      É  um  estilo  de dança que sofreu influência do funk original
      Surgiu no início dos anos 70 numa pequena cidade americana chamada Fresno na Califórnia. O seu criador foi Boogaloo Sam que mais tarde formaria um grupo chamado Electric Boogaloo. 
     O Popping é a evolução de uma dança antiga, o robôt (que era apenas a cópia dos movimentos mecânicos de um robôt).
     Mas o estilo ficou muito mais complexo, pois, não é tão frio como o robôt, tem muito mais energia e apropria-se de movimentos de ilusão, mímica, clown (palhaço), desenhos animados e dança indiana, e também foi inspirado por passos usados pelo cantor James Brown que ele mesmo chamava de Boogaloo (fazendo ondas pelo corpo).
     Boogaloo Sam, eletrificou o robôt e somou-o ao Boogaloo de James Brown. Do Poppin também surgiu um passo muito conhecido e usado por Michael Jackson, originalmente Back-Slide (deslizar para trás), pois Moonwalk como foi chamado por Michael, na verdade é quando se desliza para frente. Boogaloo Sam irmão de Poppin Pete que actuou no filme Break Dance, no vídeo-clip “Beat it” de Michael Jackson entre tantos outros, fazia parte do Eletric Boogaloo. 
     Isso ajudou a desenvolver mais ainda a dança. E quando chegou ao mundo nos anos 80 já era algo extraordinário. 
    Essa dança  tem como técnica  fundamental  a contração e o relaxamento muscular.

Vídeo Dance

     São aulas voltadas para as técnicas de coreografias, modo de como se comportar em frente as câmeras ou até mesmo nos palcos.
     A diferenciação de cada coreografia é essencial para um dançarino profissional e poderá dar uma vantagem a mais, por exemplo em uma audição para clipes, grupos de dança, para se tornar dançarinos em shows de cantores.
     Se o tema é competitividade, vamos desmistificar as coreografias para campeonato explicando composições coreograficas e elenco.
     Se você não quer trabalhar com dança  e apenas gosta desta modalidade, este curso é para você também.
     Uma dança contagiante, estimulante, terapêutica, enfim, muito gostosa de dançar. 
     A video dança é um produto híbrido realizado com a mistura entre o audiovisual e a dança e tem como principal elemento o movimento no seu formato mais artístico, por exemplo as coreografias dos clipes de cantores, como Cris Brown, Nick Minaj, Glória Gruvi,  Anita, Ludmila .

House

     Diferente das outras danças vernaculares urbanas o house dance não teve um criador específico e sim teve influencias de outras culturas e danças.
     A cultura house teve início nós amos 80 nas club’s onde b’boys , b’girs, lokers ,poppers e hip hop dancers se encontravam para dançar, trocar influência os seus próprios passos.
     Uma das características da dança house é o seu ritmo marcado por um instrumento hairet o chimbal, uma espécie de prato parecido com o de bateria,também pela sua música eletrônica house e o jacking que marca o pulso da música.
     Hoje em dia essas características não são uma regra mas diferencia um dançarino de outro

Hip Hop

      No final da década de 60 os irmãos Cindy Campbell e Clive Campbell (Kool Herk) se mudaram de Kingston na Jamaica para o Bronks ,Nova York.
     Um bairro muito deteriorado devido as obras e com isso o abandono de algumas residências.
     Cindy sabendo das condições do bairro onde estavam e que seu irmão já era conhecido como DJ na intenção de arrecadar fundos para a volta as aulas para a compra de material escolar, resolveram fazer uma festa.
     E então Clive conhecido também por DJ Kool Herk fez a ” BACK SCHOOL JAM”  festa de volta as aulas.
     Com o crescimento e popularização dessas Jam em 80 foi em uma entrevista que o movimento ganhou nome.
     Entrou em cena Afrika Bambaataa, MC e DJ numa entrevista que deu a Steven Hager para o jornal “THE VILLAGE VOICE” que o nome apareceu e a mídia se encarregou de oficializar.

 

    A cultura hip hip conta com alguns elementos fundamentais segundo os talentos de seu precursor Kool Herk.
     Além de DJ, Kool Herk também era mestre de cerimônia “MC”, costumava fazer sua assinatura em paredes e em nas suas espécies de flyers o “grafites”.
     Kool Herk percebeu que em um momento específico da música as pessoas que frequentavam as festas se animavam mais, dançavam nas pausas da música “break”, percebendo isso ele colocou dois discos iguais e começou fazer uma espécie de mixagem e deu o origem a o quarto elemento da cultura hip hop o “breaking dance”.
    Nasceram então os Bboys e Bgirls.
    O tempo foi passando e o movimento foi crescendo e tomou conta das paradas de sucesso, na década de 90 um canal tornou possível a visualização desse processo.
     A MTV teve um papel muito importante nas suas 14hs semanais de um programa que era possível ver os DJs, Mc’s e os dançarinos, como se vestiam, como andavam e como se comportavam.
     Foi então que os vídeo clipes ganhou dançarinos, usando danças sociais que já era praticadas nas ” party dance”  foi se rotulando se reformulando e daí tiramos o chamado “Hip Hop Dance”

FORMAÇÃO DE TURMAS NOVAS! INFORME-SE